QUA O PAPEL DA FAMÍLIA DE UM PORTADOR DE DOENÇA NEUROLÓGICA

QUA O PAPEL DA FAMÍLIA DE UM PORTADOR DE DOENÇA NEUROLÓGICA

Quem sofre de algum problema neurológico pode ter sua vida social e seu convívio familiar afetados pela doença. Mas, na verdade, o contrário deveria ser a regra e não a exceção: o apoio dos familiares de paciente com distúrbios neurológicos se mostra fundamental.

É importante reunir a família e conscientizar sobre as capacidades e limitações do paciente. E alertar a todos que o isolamento e a solidão são altamente prejudiciais – esses indivíduos nunca devem ser excluídos de reuniões festivais ou datas importantes que agreguem toda a família.

Discutir entre os familiares uma divisão de tarefas e uma reorganização de papéis evitará que somente um fique sobrecarregado como cuidador. Caso todos os membros dediquem um tanto de seu tempo para auxiliar o paciente, nenhum cuidador ficará stressado ou cansado demais – essa é uma alternativa bastante eficaz.

Aos cuidadores são designadas tarefas como garantir a segurança, o conforto, a higiene e a alimentação do paciente; auxiliar a adesão e manutenção do tratamento da doença; oferecer afeto e reforçar vínculos de amor e confiança; possibilitar a maior autonomia possível ao paciente (não fazer aquilo que ele é capaz de realizar, pois até mesmo as pequenas conquistas elevam a auto-estima, proporcionando bem estar ao paciente); e tomar decisões pelo paciente em casos de risco.

A família, ao receber um diagnóstico de doença neurológica, deve manter-se unida e aberta a mudanças: adaptações na rotina, na casa, na vida financeira, na esfera emocional e social e nos planos a médio e longo provavelmente irão ocorrer. O importante é encarar os desafios de frente e lembrar que amor e carinho são indispensáveis para um bom progresso do paciente.

Referências

http://abraz.org.br/orientacao-a-cuidadores/cuidados-com-o-familiar-cuidador

http://www.doencadealzheimer.com.br/index.php?modulo=pacientes_livreto

Compartilhe

PUBLICAÇÕES RECENTES

disartria, tratamento para disartria, fonoaudiologia para disartria, exercícios para disartria, terapia fonoaudiológica, como tratar a disartria, dificuldade na fala, reabilitação da fala, clínica de fonoaudiologia, neurologista para disartria, clínica de neurologia Porto Alegre

Fonoaudiologia no Tratamento da Disartria: Como Funciona a Terapia?

A disartria é um distúrbio da fala causado por fraqueza ou descoordenação dos músculos envolvidos na articulação das palavras. A fonoaudiologia é o tratamento mais eficaz, utilizando exercícios para fortalecimento muscular, técnicas de articulação e controle da respiração. Com acompanhamento adequado, é possível recuperar a comunicação e melhorar a qualidade de vida. Se você ou um familiar enfrenta dificuldades na fala, a Clínica Ineuro oferece especialistas qualificados para ajudar na reabilitação.

disartria, afasia, disfonia, diferença entre disartria e afasia, diferença entre disartria e disfonia, dificuldade para falar, distúrbios da fala, fonoaudiologia, tratamento para disartria, tratamento para afasia, tratamento para disfonia, neurologista para disartria, clínica de neurologia Porto Alegre

Diferença Entre Disartria, Afasia e Disfonia: Como Saber Qual É o Seu Caso?

Disartria, afasia e disfonia são condições que afetam a comunicação, mas por causas diferentes. A disartria está ligada a problemas musculares, a afasia é uma alteração na linguagem causada por lesões cerebrais, e a disfonia afeta o som da voz. O diagnóstico correto é essencial para um tratamento eficaz. Se você ou um familiar enfrenta dificuldades na fala, a Clínica Ineuro oferece especialistas e tecnologia avançada para ajudar na reabilitação.

disartria, tratamento para disartria, disartria tem cura, fonoaudiologia para disartria, exercícios para disartria, neurologista para disartria, tecnologia assistiva para fala, clínica de neurologia Porto Alegre, reabilitação da fala

Disartria Tem Cura? Tratamentos e Terapias Mais Eficazes

A disartria é um distúrbio neurológico que afeta a fala, tornando a comunicação difícil. Embora não tenha uma cura definitiva, existem tratamentos eficazes, como a fonoaudiologia, uso de tecnologia assistiva e terapias multidisciplinares. O prognóstico varia conforme a causa, mas com suporte adequado, a comunicação pode ser significativamente melhorada. A Clínica Ineuro oferece atendimento especializado para quem busca reabilitação da fala e melhor qualidade de vida.

Atendimento via whatsapp