MUDANÇAS NO CÉREBRO DURANTE O ENVELHECIMENTO

MUDANÇAS NO CÉREBRO DURANTE O ENVELHECIMENTO

Tudo que fazemos, desde o pensamento até a ação, só é possível porque o cérebro é o responsável pelo desempenho de todas as nossas atividades. Além de ser o comandante dos nossos movimentos, é nele que ficam armazenadas as nossas lembranças e todo o nosso conhecimento.

Com o avanço da idade, ocorrem muitas mudanças em nosso cérebro e as dificuldades com a memória se tornam frequentes. As recordações mais antigas permanecem vivas, mas lembrar de acontecimentos recentes torna-se complicado. É comum que um idoso se lembre perfeitamente de momentos de sua infância, mas esqueça seu número de telefone e até mesmo troque os nomes de seus netos.

O envelhecimento pode trazer déficit de atenção, mas é preciso estar atento. Se a pessoa passar a cometer deslizes frequentes, como esquecer o nome de um parente ou amigo, esquecer de pagar uma conta, ou realizar alguma outra tarefa, pode ser um sinal de alerta e a atenção deve ser redobrada. Nesse caso, é essencial a realização de exames para diagnóstico e tratamento, porque há chances de ser uma doença mais séria, e não apenas um problema da idade.

Para realizar o diagnóstico é preciso avaliar se as perdas são de memórias recentes ou tardias. É muito comum o idoso não querer admitir que esteja ficando esquecido, nestes casos, não há dúvida de que o problema é grave e deve ser tratado de forma adequada, a fim de obter resultados de recuperação mais rápidos.

Uma doença muito comum entre idosos, considerada a mais devastadora da memória, é a doença de Alzheimer. Ela é caracterizada pela diminuição do número de neurônios e por depositar no cérebro a proteína beta-amiloide. Assim, o cérebro vai perdendo sua função intelectual e provoca o esquecimento que aumenta cada vez mais. Há casos em que o idoso esquece até mesmo de comer e de se vestir. Os dados impressionam: menos de 5% da população com 50 anos manifestam a doença, mas aos 90 anos, 50% da população tem Alzheimer.

Compartilhe

PUBLICAÇÕES RECENTES

disartria, tratamento para disartria, fonoaudiologia para disartria, exercícios para disartria, terapia fonoaudiológica, como tratar a disartria, dificuldade na fala, reabilitação da fala, clínica de fonoaudiologia, neurologista para disartria, clínica de neurologia Porto Alegre

Fonoaudiologia no Tratamento da Disartria: Como Funciona a Terapia?

A disartria é um distúrbio da fala causado por fraqueza ou descoordenação dos músculos envolvidos na articulação das palavras. A fonoaudiologia é o tratamento mais eficaz, utilizando exercícios para fortalecimento muscular, técnicas de articulação e controle da respiração. Com acompanhamento adequado, é possível recuperar a comunicação e melhorar a qualidade de vida. Se você ou um familiar enfrenta dificuldades na fala, a Clínica Ineuro oferece especialistas qualificados para ajudar na reabilitação.

disartria, afasia, disfonia, diferença entre disartria e afasia, diferença entre disartria e disfonia, dificuldade para falar, distúrbios da fala, fonoaudiologia, tratamento para disartria, tratamento para afasia, tratamento para disfonia, neurologista para disartria, clínica de neurologia Porto Alegre

Diferença Entre Disartria, Afasia e Disfonia: Como Saber Qual É o Seu Caso?

Disartria, afasia e disfonia são condições que afetam a comunicação, mas por causas diferentes. A disartria está ligada a problemas musculares, a afasia é uma alteração na linguagem causada por lesões cerebrais, e a disfonia afeta o som da voz. O diagnóstico correto é essencial para um tratamento eficaz. Se você ou um familiar enfrenta dificuldades na fala, a Clínica Ineuro oferece especialistas e tecnologia avançada para ajudar na reabilitação.

disartria, tratamento para disartria, disartria tem cura, fonoaudiologia para disartria, exercícios para disartria, neurologista para disartria, tecnologia assistiva para fala, clínica de neurologia Porto Alegre, reabilitação da fala

Disartria Tem Cura? Tratamentos e Terapias Mais Eficazes

A disartria é um distúrbio neurológico que afeta a fala, tornando a comunicação difícil. Embora não tenha uma cura definitiva, existem tratamentos eficazes, como a fonoaudiologia, uso de tecnologia assistiva e terapias multidisciplinares. O prognóstico varia conforme a causa, mas com suporte adequado, a comunicação pode ser significativamente melhorada. A Clínica Ineuro oferece atendimento especializado para quem busca reabilitação da fala e melhor qualidade de vida.

Atendimento via whatsapp