Ter dificuldades para dormir, despertar no meio da noite ou sentir que o sono dormido não foi suficientemente reparador são alguns sintomas da insônia. Existem diversas variantes que podem provocar esse distúrbio, entre elas estão doenças físicas, mentais e fatores ambientais.
Entre as causas psíquicas da insônia, destacam-se a depressão, a ansiedade, a bipolaridade e o stress. Uma medida que auxilia a diagnosticar se a causa é uma doença mental é verificar se ao deitar a pessoa é incapaz de se desligar de seus problemas, se tem pensamentos negativos ou se acorda no meio da noite sem nenhum motivo aparente. Nessas situações, a raiz do problema deve ser tratada diretamente com um psiquiatra.
Algumas doenças físicas que podem acarretar a insônia são causadoras dos chamados “sintomas despertadores”: acordar com dor, sudorese, vontade de urinar, coração acelerado, boca seca ou queimação na garganta, por exemplo. Nesses casos, o insone deve ser encaminhado a um médico para averiguar a causa desses sintomas.
Ainda existem outras razões mais banais para a insônia: barulho, calor ou frio e claridade. No caso do barulho perturbador ser, por exemplo, os roncos do companheiro ou companheira, simples protetores auriculares podem ser a solução. Já para problemas com a claridade, recomenda-se que todos os aparelhos domésticos que emitem algum tipo de luz sejam desligados e frestas de janelas ou portas sejam fechadas. Em última instância, pode-se utilizar máscaras para dormir, que bloqueiam totalmente a entrada de luz. Se a queixa for calor ou frio, a sugestão é tomar um banho morno antes de deitar, pois ficamos sonolentos quando a temperatura do corpo está mais baixa.
Outras dicas para dormir melhor:
Limite o consumo de cafeína antes de deitar – cuide alimentos com cola, café, chá e chocolates, por exemplo;
Não se exercite antes de dormir – praticar atividades físicas é ótimo para combater o stress, mas faça isso bem antes da hora de ir deitar;
Estabeleça uma rotina – acostume seu relógio biológico a dormir e acordar em determinados horários;
Tome um gostoso copo de leite morno – o leite contém substâncias que relaxam os músculos e induzem ao sono;
Escolha o colchão e o travesseiro adequados para seu corpo – fatores como peso e altura determinam as melhores opções para cada pessoa.
Lembre-se: uma boa noite de sono é fundamental para a saúde física e mental!
Referências: