DORES DE CABEÇA: TIPOS, SINTOMAS E DICAS

DORES DE CABEÇA: TIPOS, SINTOMAS E DICAS

    As dores de cabeça (ou cefaléias) podem ser primárias ou secundárias. Nas cefaléias secundárias conseguimos identificar o que causa a dor de cabeça( por exemplo: um tumor, um aneurisma, meningite e outros) através de exame físico do paciente, sinais suspeitos e exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames laboratoriais entre outros.
      Quando as dores de cabeça são primárias dizemos que elas são causadas por alterações bioquímicas que ocorrem no cérebro de alguns pacientes com uma predisposição ou tendência a ter dor de cabeça. Estas pessoas desencadeiam uma “cascata” de eventos que termina gerando a dor. Os exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética) são normais, pois as alterações são a nível celular.  
    Devemos ficar alertas para alguns sinais e sintomas: A dor de cabeça que não alivia com nenhuma medicação, dor persistente e que se surge com  perda de força no braço ou perna,  febre acompanhando a dor, desmaios e em pessoas com baixa imunidade (quando o paciente é portador do vírus HIV, os transplantados e portadores de câncer por exemplo).
    Cefaléia associada a rigidez de nuca, febre e vômitos pode ser sinal de meningite, e dor de cabeça de forte intensidade iniciando subidamente após esforço pode tratar-se de aneurisma. Pessoas com mais de 50 anos de idade que nunca apresentaram dor de cabeça ao longo de sua vida também devem procurar auxílio médico, pois não é comum o início de cefaléia nesta faixa etária.
     A enxaqueca é um dos tipos de cefaléia. A Sociedade Internacional de Cefaléia reconhece mais de 150 tipos de dor de cabeça. A enxaqueca (ou migrânea) é uma doença herdada geneticamente, como demonstram as pesquisas que estudam famílias inteiras e pares de gêmeos. Portanto não se deve dizer que a enxaqueca é algo normal ou “com que se deve acostumar”. Ela tem tratamento e os pacientes se beneficiam grandemente dele.
     As crianças assim como os adultos podem apresentar crises de cefaléia, inclusive crises de enxaqueca de forte intensidade acompanhadas de vômitos e alterações na visão. A enxaqueca por ser uma cefaleia de forte intensidade acaba interferindo nos estudos e nas brincadeiras.
     Atualmente há muitas opções de profilaxia (prevenção) e para combate às crises de dor de cabeça, dependendo de cada paciente, isto é, apesar de não haver cura há tratamento.        

DICAS PARA QUEM POSSUI ENXAQUECA:

  • Evite permanecer em jejum por longos períodos;
  • Evite dormir pouco ou mais que o necessário;
  • Não abuse de medicações para dor de cabeça: o uso contínuo de analgésicos transforma  uma enxaqueca mais simples em uma dor mais difícil de se tratar depois;
  • Álcool e fumo são fatores desencadeantes de dor de cabeça em pessoas com tendência à enxaqueca;
  • Stress e depressão podem desencadear crises em pessoas com predisposição a possuir enxaqueca;
  • Pratique exercícios físicos e adquira uma dieta saudável;
  • Evite consumo exagerado de café, chás e refrigerantes à base de cola.
  • Faça uso de medicações com orientação médica. O mesmo medicamento que melhora a dor para um paciente pode causar reações adversas graves em outros.

Compartilhe

PUBLICAÇÕES RECENTES

Alzheimer clinica ineuro

Doença de Alzheimer: Uma Análise sobre Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento de uma pessoa. Caracterizada pela degeneração do tecido cerebral, ela resulta na perda de células nervosas, na acumulação da proteína beta-amiloide e no desenvolvimento de tranças neurofibrilares. Os sintomas incluem esquecimento de eventos recentes, confusão, dificuldade com linguagem e tarefas diárias, eventualmente levando à dependência total de cuidadores. A causa exata é desconhecida, mas fatores genéticos, como o gene APOE ε4, e fatores de risco, como hipertensão e diabetes, podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento da doença. Não há cura para o Alzheimer, mas tratamentos podem ajudar a retardar sua progressão e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A prevenção pode ser possível com estilo de vida saudável, incluindo exercícios físicos e mentais, e controle de fatores de risco.

Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson: Conhecendo mais sobre o problema e os desafios enfrentados pelos pacientes

O Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente os movimentos do corpo, causando tremores, rigidez muscular e dificuldade de equilíbrio. Embora seja mais comum em pessoas acima dos 60 anos, também pode ocorrer em idades mais jovens. O diagnóstico é clínico e baseado nos sintomas observados, sendo importante buscar tratamento adequado o quanto antes. A conscientização sobre a doença é essencial para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

neurologista porto alegre

NEUROLOGISTAS EM PORTO ALEGRE – NEUROLOGIA CLÍNICA: CUIDANDO DA SAÚDE DO SEU SISTEMA NERVOSO

A Neurologia Clínica em Porto Alegre é uma especialidade médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso. Essa área da medicina trata de uma ampla gama de condições neurológicas, como cefaleias, distúrbios do sono, doenças cerebrovasculares, distúrbios do movimento, demências, entre outras. É fundamental procurar um neurologista em caso de sintomas neurológicos persistentes ou preocupantes, como dores de cabeça intensas, tonturas, problemas de memória, convulsões ou dormência em partes do corpo. A Clínica Ineuro é uma referência em Neurologia Clínica em Porto Alegre, oferecendo cuidados especializados e acolhedores com uma equipe altamente qualificada de neurologistas. Agende sua consulta e cuide da sua saúde neurológica com os melhores profissionais da área.

Atendimento via whatsapp