CONHEÇA O TDAH

CONHEÇA O TDAH

Crianças agitadas e com dificuldades para manter o foco nos estudos: diversas vezes essas características são tidas como uma simples “fase”ou um traço da personalidade. Mas, na realidade, podem ser sintomas de um problema neurológico que afeta entre 3% e 5% das crianças em idade escolar: o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade.

Tal distúrbio se manifesta ainda na infância, mas seus sinais podem persistir, caso não sejam diagnosticados e tratados, atéa fase adulta da vida. Esses sinais são principalmente a desatenção, a inquietude e a impulsividade. As causas do TDAH são estudadas por todo o mundo – pesquisas apontam a carga genética, a ingestão de determinadas substâncias durante a gravidez (como nicotina e álcool), o sofrimento fetal (problemas no parto) e a exposição àchumbo como possíveis fatores desencadeadores do distúrbio.

Os sintomas do TDAH, que se manifestam em diferentes graus em cada paciente, acabam por gerar reflexos negativos no desempenho acadêmico e profissional e no convívio social e familiar. Os indivíduos nos quais predomina a falta de atenção demonstram dificuldades para se concentrar, finalizar atividades, seguir instruções e organizar ações. Jáaqueles que apresentam predominância da hiperatividade são muito agitados, falantes, não são capazes de participar de tarefas sedentárias, agem sem pensar e frequentemente acabam intrometendo-se nas conversas e assuntos que não lhe dizem respeito.

O diagnóstico éfeito através de um exame clínico. Para ser considerado TDAH, é preciso que os sintomas tenham se manifestado antes dos sete anos de idade, durante pelo menos seis meses e em dois ambientes diferentes frequentados pela criança, como escola e casa, por exemplo. O tratamento évariável, mas via de regra consiste em psicoterapia e ingestão de medicamentos psicoestimulantes e antidepressivos. Devido às complicações sociais e pedagógicas associadas ao distúrbio, épossível que uma equipe multidisciplinar de cuidados seja necessária.

Importante frisar que o TDAHéum distúrbio e precisa de tratamento. Crianças ou adultos que sofrem com essa doença possuem dificuldades reais na execução de tarefas cotidianas, o que pode causar sentimentos de fracasso e frustração.

Referências

http://www.tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html

https://drauziovarella.com.br/crianca-2/tdah-transtorno-do-deficit-de-atencaohiperatividade/

Compartilhe

PUBLICAÇÕES RECENTES

evitar parkinson

Parkinson: Medidas Simples Para Prevenir Uma Doença Que Não Tem Cura

O Parkinson é uma doença degenerativa, progressiva e sem cura, mas pode ser prevenido e controlado com atitudes simples como alimentação saudável, exercícios físicos e estimulação mental. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado melhoram significativamente a qualidade de vida. A Clínica Ineuro é referência no cuidado neurológico e está pronta para atender você com excelência.

avc

12 Sintomas de AVC: Aprenda a Reconhecer os Sinais e Salvar Vidas

Este artigo apresenta os 12 sintomas mais comuns do AVC, incluindo sinais silenciosos e específicos em mulheres, além das principais sequelas e medidas de emergência. Saber reconhecer um AVC é vital para garantir o atendimento rápido e salvar vidas. A Clínica Ineuro é especialista no cuidado neurológico e está pronta para atender você com excelência.

Doenças Neurológicas Mais Comuns e Como Identificá-las Precocemente

Conheça as 5 Doenças Neurológicas Mais Comuns e Como Identificá-las Precocemente

Este artigo apresenta as cinco doenças neurológicas mais comuns – Alzheimer, AVC, Esclerose Múltipla, Parkinson e Enxaqueca – explicando suas causas, sintomas e formas de tratamento. Entender essas condições é fundamental para reconhecer sinais precoces e buscar a ajuda médica adequada. A Clínica Ineuro, referência no sul do país, está pronta para oferecer um atendimento humanizado e especializado em neurologia e neurocirurgia.

Atendimento via whatsapp