O QUE É SONAMBULISMO

O sonambulismo é um tipo de distúrbio do sono e se manifesta durante seu estágio mais profundo, o sono não-REM, ou de ondas lentas. Quem possui essa parassonia apresenta sintomas de simples identificação: o indivíduo anda dormindo, frequentemente com os olhos abertos, mas sem esboçar expressão alguma. Geralmente o sonâmbulo repete ações de seu dia a dia, como mudar de roupa, ir ao banheiro, comer ou arrumar a cama. Durante as crises, a pessoa permanece entre o sono e a vigília, por esse motivo não lembra o que aconteceu durante a noite. Esse transtorno é mais comum entre crianças e pré-adolescentes, até por volta dos 13 anos. Mas adultos e idosos também podem desenvolver o distúrbio.

Pesquisas revelaram que crianças com pai e mãe sonâmbulos tem sete vezes mais chances de apresentar sonambulismo. Além do componente genético, fatores como a privação do sono, febre, ruídos excessivos e alta luminosidade também podem desencadear crises. Outro quesito que pode estar interferindo na qualidade do sono e provocando episódios de sonambulismo é o emocional: ansiedade e stress também são vilões do sono.

 

Algumas medidas devem ser adotadas para garantir a segurança do sonâmbulo:

1) Retirar do acesso todos os objetos que podem machucar - facas, vidro, itens cortantes...

2) Colocar grandes ou telas nas janelas;

3) Impeça o acesso a escadas;

4) Trancar portas e retirar as chaves da fechadura.

Ao encontrar alguém em crise, o recomendado é não acordar o indivíduo, mas conduzi-lo suavemente até a cama.

Tem alguma dúvida a respeito desse distúrbio? Entre em contato conosco que estamos habilitados a ajudar você e sua família. 

11/01/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!