MITOS E VERDADES SOBRE O CÉREBRO HUMANO

É fato que o cérebro humano é o órgão mais importante do nosso corpo. Ele é estudado há séculos e, devido à sua complexidade, surgiram diversas crenças populares sobre as suas funções. Por isso, selecionamos algumas para desvendar e explicar aqui. Informações da Superinteressante e Revista Galileu.


1. Pensar com apenas um lado do cérebro: MITO
É verdade que algumas funções se reúnem e dão um suporte maior em um hemisfério do cérebro. Mas, ao se comunicar, os dois lados trabalham juntos para desenvolver respostas e perguntas. Um exemplo disso é o idioma, que é controlado pelo lado esquerdo. Já a modulação de voz é guiada pela região do lado direito. Existem algumas teorias que dizem que um dos lados do cérebro tem influência significativa na personalidade da pessoa. Isso é um mito! Ambos os lados trabalham,
pensam e criam o caráter da pessoa.


2. Usar apenas 10% do cérebro: MITO

Mito - e antigo! Atualmente, qualquer ressonância magnética pode desmistificar essa teoria. Diversos cientistas já provaram que usamos mais de 10% do cérebro ao executar simples tarefas, como se comunicar com outras pessoas. A origem dessa crença pode estar diretamente ligada ao estudo de William James, The Energies Of Men (1908), no qual afirma que o ser humano utiliza apenas uma parte da capacidade mental, não especificando a porcentagem.


3. A prática de de exercícios físicos favorece o cérebro na velhice: VERDADE!
Praticar exercícios pode favorecer o funcionamento do cérebro na velhice. Diversos estudos internacionais e nacionais comprovam a prática de atividade física com melhor resultados cognitivos na terceira idade. Quando se exercitar se torna um hábito, ele pode ajudar a proteger o cérebro e retardar os sintomas de doenças degenerativas, ocasionando resultados positivos em pessoas que começaram a exercitar-se idade avançada.


4. Dor de cabeça é dor no cérebro? MITO!
O nosso cérebro é capaz de perceber e localizar desconfortos causados por lesões em qualquer região do corpo. No caso da dor de cabeça, não é o órgão que dói, mas sim os músculos, os vasos sanguíneos e as meninges. Dessa maneira, o cérebro não dói e sim, localiza a região dolorida no corpo.

23/07/2018
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!