INSÔNIA: DESCUBRA AS CAUSAS E FORMAS DE COMBATE

Ter dificuldades para dormir, despertar no meio da noite ou sentir que o sono dormido não foi suficientemente reparador são alguns sintomas da insônia. Existem diversas variantes que podem provocar esse distúrbio, entre elas estão doenças físicas, mentais e fatores ambientais.

Entre as causas psíquicas da insônia, destacam-se a depressão, a ansiedade, a bipolaridade e o stress. Uma medida que auxilia a diagnosticar se a causa é uma doença mental é verificar se ao deitar a pessoa é incapaz de se desligar de seus problemas, se tem pensamentos negativos ou se acorda no meio da noite sem nenhum motivo aparente. Nessas situações, a raiz do problema deve ser tratada diretamente com um psiquiatra.

Algumas doenças físicas que podem acarretar a insônia são causadoras dos chamados sintomas despertadores: acordar com dor, sudorese, vontade de urinar, coração acelerado, boca seca ou queimação na garganta, por exemplo. Nesses casos, o insone deve ser encaminhado a um médico para averiguar a causa desses sintomas.

Ainda existem outras razões mais banais para a insônia: barulho, calor ou frio e claridade. No caso do barulho perturbador ser, por exemplo, os roncos do companheiro ou companheira, simples protetores auriculares podem ser a solução. Já para problemas com a claridade, recomenda-se que todos os aparelhos domésticos que emitem algum tipo de luz sejam desligados e frestas de janelas ou portas sejam fechadas. Em última instância, pode-se utilizar máscaras para dormir, que bloqueiam totalmente a entrada de luz. Se a queixa for calor ou frio, a sugestão é tomar um banho morno antes de deitar, pois ficamos sonolentos quando a temperatura do corpo está mais baixa.

Outras dicas para dormir melhor:

Limite o consumo de cafeína antes de deitar - cuide alimentos com cola, café, chá e chocolates, por exemplo;

Não se exercite antes de dormir - praticar atividades físicas é ótimo para combater o stress, mas faça isso bem antes da hora de ir deitar;

Estabeleça uma rotina - acostume seu relógio biológico a dormir e acordar em determinados horários;

Tome um gostoso copo de leite morno - o leite contém substâncias que relaxam os músculos e induzem ao sono;

Escolha o colchão e o travesseiro adequados para seu corpo - fatores como peso e altura determinam as melhores opções para cada pessoa.

Lembre-se: uma boa noite de sono é fundamental para a saúde física e mental!

Referências:

https://drauziovarella.com.br/letras/i/insonia/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/veja-dicas-para-combater-insonia-e-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html

02/07/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!