ESPERAR UM DIA ESTRESSANTE DIMINUI A SUA CAPACIDADE COGNITIVA

     Você provavelmente já foi dormir pensando no estresse do outro dia. Mas você sabia que a ciência recomenda que você se distraia até chegar o momento de resolver o problema? Isto quer dizer que pensar com muita antecedência em complicações do trabalho, faculdade ou até de casa, pode ser prejudicial à saúde e até a sua capacidade cognitiva. O indicado é que você tome um café, ligue uma música e pense na solução para cada desafio no momento certo.
     De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia, pessoas que acordam pensando no que enfrentarão ao longo do dia, ficam com a sua memória de trabalho significamente prejudicada. A memória de trabalho é uma função cognitiva responsável por guardar informações, mesmo quando o indivíduo está distraído, ou seja, as pessoas com excesso de preocupações, são afetadas e começam o dia de uma maneira inadequada, com expectativas altas e, na maioria das vezes, negativas.
     A pesquisa foi realizada em aproximadamente 240 adultos, com perfis étnicos e socioeconômicos diversos. Durante semanas, eles responderam perguntas cinco vezes ao longo do dia, iniciando pela manhã e finalizando à noite antes de dormir, sobre comportamento por meio de um aplicativo no smartphone. Além disso, eles também completavam uma tarefa que mensurava sua memória de trabalho nos cinco pontos diferentes do dia.
     Após analisarem os resultados, os pesquisadores perceberam que os danos na memória do trabalho ocorriam pela antecipação do estresse. Isto quer dizer que mesmo que nada dramático ocorresse até o final do dia, a memória seria prejudicada. Eles também chegaram a conclusão que o processo de estresse começa muito antes dos eventos estressantes realmente acontecerem.
     Apesar de ser uma tarefa extremamente difícil, evitar pensar nos problemas e nos obstáculos da vida, até eles realmente chegarem, pode lhe fazer mais bem do que você imagina. Resolva as coisas na hora que elas devem ser resolvidas e não deixe pendências para o seu cérebro. A sua saúde mental e cognitiva agradece! ;)

11/07/2018
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!