ENTENDA O QUE É O TEA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O autismo é descrito no Manual de Diagnóstico e Estetística dos Transtornos Mentais, o DSM, desde 1980. Mais recentemente, no DSM-5, ele e outros distúrbios, como Transtorno Desintegrativo da Infância, o Transtorno Generalizado do Desenvolvimento Não-especificado e a Síndrome de Asperger fundiram-se em um diagnóstico: o Transtorno do Espectro Autista, ou TEA.

O TEA compromete a capacidade do indivíduo de se comunicar e de expressar suas emoções e pensamentos.   Ainda são comuns posturas ou atos repetitivos. Apesar de esses sintomas estarem presentes no comportamento de todos aqueles que portam TEA, eles se manifestam em cada paciente com intensidades diferentes. Ou seja, há portadores com menor grau de dificuldade de interação social, o que lhes permite desfrutar de um convívio relativamente normal em sociedade. Já há outros que necessitam de apoio por toda a vida, para realizar as tarefas mais básicas, inclusive. Os pacientes com TEA podem apresentar deficiência mental, dificuldades na coordenação motora, distúrbios de atenção (como o déficit ou a hiperatividade) e até mesmo problemas de saúde física, como distúrbios gastrointestinais.

Os fatores que causam o TEA são desconhecidos. Entretanto, alguns estudos apontam a carga hereditária como uma das possíveis explicações. Outras pesquisas chamam atenção para fatores ambientais que impactam o desenvolvimento do feto: stress, infecções, desequilíbrios metabólicos, exposição a substâncias tóxicas e complicações na gravidez, por exemplo.

O diagnóstico do TEA é realizado através da observação do comportamento do indivíduo e de uma conversa com os pais/responsáveis. Os sintomas se fazem perceptíveis até mesmo antes dos três anos de idade, sendo factível o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade. O TEA não possui cura conhecida. O fundamental, após o diagnóstico, é intervir e auxiliar o paciente a desenvolver a comunicação, socialização, autonomia e coordenação.

Referências:

http://autismoerealidade.org/informe-se/sobre-o-autismo/

https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/autismo/

11/01/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!