ENTENDA O MAL DE PARKINSON

O que é

O Mal de Parkinson foi relatado pela primeira vez ainda no início do século XIX, pelo médico inglês James Parkinson. A doença é neurológica, crônica e progressiva. E sua principal consequência é a degeneração de células, situadas no cérebro, que são responsáveis pela produção de dopamina - uma substância que, entre outras funcionalidades, é responsável por coordenar os movimentos. A causa exata dessa degeneração ainda é desconhecida. Porém algumas variantes, como a carga genética e fatores ambientais, podem se tornar agentes no desenvolvimento da doença.

Os sintomas

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, o Parkinson atinge cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos. Especificamente no Brasil, não háestatísticas mais precisas, mas estima-se que cerca de 200 mil pessoas sejam acometidas pela doença. De modo geral, ela se manifesta na meia idade, por volta dos 60 anos. Apesar de afetar os pacientes de formas diferentes, frequentemente, o portador da doença sofre com tremores e rigidez muscular, realiza movimentos lentos e acaba por ter a fala e a escrita prejudicadas. Outros sintomas não motores do Parkinson podem ser: seborreia, sudorese excessiva no rosto, tontura, depressão, insônia, ansiedade, dificuldade para engolir, aumento da saliva, alteração na memória, dores e cansaço.

O diagnóstico

O diagnótisco do Mal de Parkinson é feito baseando-se no histórico do paciente, na avaliação dos sintomas apresentados e em exames neurológicos e físicos. Com o objetivo de descartar a possibilidade de outras doenças, o médico também pode requerer exames como o eletroencefalograma, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a análise do líquido espinhal. Por não existir um exame específico que determine a presença do Mal de Parkinson, o diagnóstico pode precisar de certo tempo para ser confirmado. Por isso, écomum que consultas regulares com neurologistas sejam necessárias, para avaliar o progresso e os sintomas do paciente.

Referência

http://vivabemcomparkinson.com.br/o-parkinson/

15/12/2016
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!