DIA MUNDIAL DO AVC SAIBA COMO SE PREVENIR

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A data tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença que é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. O AVC ocorre com o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Ele pode ser dividido em 2 subtipos:

- AVC Isquêmico: Entupimento de um vaso que leva sangue ao cérebro, impedindo a passagem de oxigênio para os neurônios, causando a sua morte.

- AVC Hemorrágico: Rompimento de um vaso sanguíneo, causando sangramento no cérebro e pressão no crânio.

Em média, 1 a cada 6 pessoas sofrerá um AVC na vida. A doença pode afetar qualquer idade. O Acidente Vascular Cerebral é responsável por causar anualmente 6,5 milhões de mortes no mundo. A cada 6 segundos, uma pessoa morre em decorrência da doença. A cada minuto sem tratamento, aproximadamente 1,9 milhões de neurônios são perdidos por paciente. Assim, a urgência no atendimento é crucial, visando reduzir a chance de sequelas graves.

Apesar, dos números alarmantes, é possível prevenir o AVC. 90% dos fatores de risco são evitáveis: hipertensão arterial; diabetes; doenças cardíacas; colesterol elevado; ingestão de bebidas alcóolicas; tabagismo, sedentarismo e obesidade. A prevenção pode ser feita de várias formas, como, mudanças no estilo de vida, por meio da redução do consumo de sal, gorduras e álcool, ingerindo mais frutas e vegetais, reduzindo as carnes e gemas de ovos. Realizando atividades físicas regularmente, controlando o peso corporal. Tratando e controlando a hipertensão arterial, as doenças do coração e o diabetes. E, principalmente, largando o cigarro.

Os sintomas de quem sofre com o AVC incluem fraqueza muscular, paralisia de um lado do corpo, problemas de coordenação, perda temporária da visão em um olho, visão dupla ou embaçada, dificuldade ou perda da fala, redução na sensação de tato, confusão mental e falta de compreensão.

Se você conhece alguém que já teve um Acidente Vascular Cerebral sabe o quão difícil é para o paciente e para as pessoas a sua volta. Por isso, a conscientização e a prevenção são tão importantes. Qual o seu motivo para prevenir um AVC?

27/10/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!