DIA MUNDIAL DO ALZHEIMER - SAIBA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS

O dia 21 de Setembro é considerado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Atualmente, cerca de 35,6 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo. Só no Brasil, são 1,2 milhões de casos. Todos esses pacientes exigem grande cuidado e dedicação de médicos, familiares e cuidador.

Apesar de ser incurável, existem tratamentos para a doença, que causa demência ou perda de funções cognitivas, em razão da morte de células cerebrais. Mas, tão importante quanto os tratamentos e os cuidados médicos, são os cuidados que a família e as pessoas próximas devem ter com o doente. A Doença de Alzheimer é um desafio não só para o portador, como também para aqueles que lidam com ele diariamente.

A tarefa de cuidar de um paciente com demência é difícil. Porém, com organização e com a criação de estratégias, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente e de quem está cuidando dele.

É fundamental que os familiares e cuidadores tenham a compreensão de que um doente de Alzheimer apresenta um novo funcionamento e, por isso, não vai mais estar apto a realizar certas atividades que fazia no passado. A aceitação é o primeiro passo, uma vez que gera um grande impacto emocional de todos os lados.

A Associação Brasileira de Alzheimer divulgou um quadro de interesse para expressar as fases da doença e o papel dos cuidadores em cada uma delas.  

Tabela 1 Temas de interesse fases

Se você for cuidador de um idoso com Alzheimer, procure um grupo de apoio para auxiliá-lo a entender melhor a doença e lidar com ela. O portador de Alzheimer deve ser cuidado com todo carinho e respeito!

FONTE: ABRAZ.

21/08/2016
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!