CONSCIENTIZE-SE SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

Trinta de agosto é marcado pelo Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Mas você sabe de fato o que á EM? Pensando nisso, queremos utilizar essa data muito importante para conscientizar a população sobre essa doença que atinge quase 34 milhões de brasileiros.

O que é a EM?

A Esclerose Múltipla é caracterizada por lesões no cérebro e na medula, causadas quando as células de defesa do portador atacam o próprio sistema nervoso central. Essa doença não pode ser prevenida, não é contagiosa e não tem cura.

Como diagnosticar a EM?

O diagnóstico da Esclerose Múltipla pode ser realizado através de exames clínicos e de imagem, como a ressonância magnética, por exemplo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns enfrentados por portadores de Esclerose Múltipla são: fraqueza nos músculos, fadiga intensa, dores nas articulações, disfunções no intestino e na bexiga, além de depressão. Em um estágio mais avançado da doença também podem ocorrer transtornos visuais, como visão dupla ou embaçada, e transtornos cognitivos, como perda de memória e dificuldade na execução de tarefas. É importante ressaltar que os sintomas são imprevisíveis.

Tratamentos ajudam a amenizar os sintomas?

Apesar de a Esclerose Múltipla não ter cura, existem tratamentos que podem ajudar a amenizar os sintomas provocados pela doença. A Fonoaudiologia, por exemplo, auxilia portadores que possuem problemas com a fala. A Psicologia proporciona aos portadores um apoio emocional, além da oportunidade de discutir os problemas pessoais relacionados à doença, e ainda, pode prevenir uma possível depressão. Já a Terapia Ocupacional ajuda a restaurar e adaptar as habilidades diárias, como lavar, cozinhar, se vestir, escrever, caminhar, entre outras atividades que fazem parte do contexto social.

Agora que você sabe mais sobre a Esclerose Múltipla, ajude a conscientizar seu amigos e familiares. Faça a sua parte!

29/08/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!