COMO SUPERAR O RECEIO DE IR AO PSICÓLOGO

Eu devo falar tudo para o psicólogo? Mas ele não vai contar para ninguém sobre os meus problemas? E se alguém achar que eu sou louco? Essas perguntas surgem em grande parte das pessoas quando decidem procurar um psicólogo. É normal ocorrer este receio, porém não se pode deixar de iniciar uma psicoterapia por causa desses questionamentos.

Você pode pensar por um momento que expor seus medos e sentimentos para uma pessoa estranha não vai resolver nada e que ignorar os seus problemas é a solução ideal para que eles desapareçam. Mas, sem dúvidas, isso não é verdade. Não lidar com seus obstáculos só irão torná-los maiores. Como uma bola de neve, seus problemas vão se acumular de tal maneira que irão lhe prejudicar cada vez mais. É extremamente normal sentir medo de descobrir as próprias fraquezas, mas ignorar seus sentimentos não resolverá nada e com isso, seu corpo dará sinais de que você não está bem, são sintomas como a enxaqueca, a insônia e a ansiedade.

Quando você enfrenta o medo de ir ao psicólogo, você dá o primeiro passo, no qual você reconhece os seus problemas e aceita que este é o melhor meio para trabalhar no seu desenvolvimento. Lembre-se que buscar ajuda de um profissional não significa que você seja “louco” como algumas pessoas julgam. A psicoterapia não é direcionada para pessoas que tenham algum desequilíbrio mental, este tratamento visa melhorar o bem-estar da sua mente, assim como um fisioterapeuta ajuda na recuperação de uma lesão na perna, por exemplo.

Você deve se perguntar como funciona uma terapia. O tratamento varia de acordo com a especialidade de cada psicólogo, mas todos os profissionais da psicologia deve seguir determinados princípios. Um deles é o juramento realizado na formatura, no qual ele se compromete a manter sigilo das informações que seu paciente fornecer. Por este motivo, você não deve se preocupar ao compartilhar seus sentimentos com o psicólogo. Além de serem informações seguras, que não serão expostas, elas podem ajudar no processo de reconhecimento e recuperação dos seus problemas.

O psicólogo também tem o compromisso de proporcionar uma terapia na qual o paciente se sinta à vontade para expor suas dificuldades e que facilite o indivíduo a lidar com seus obstáculos. Claro, sempre respeitando o limite de cada um. A psicoterapia é muito importante para ajudar o paciente a desenvolver autonomia para buscar soluções para lidar com seus problemas. Com o auxílio de um psicólogo você será capaz de perceber os aspectos da sua vida que você tem dificuldade para lidar e juntos vocês buscarão a melhor solução, para fazer com que você se sinta bem novamente. 

14/06/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!