COMO FUNCIONA O CÉREBRO DE UMA PESSOA CRIATIVA

Você sabia que o cérebro de uma pessoa criativa trabalha de forma diferente? Ter boas ideias é uma questão de forte conexão entre os neurônios. E apesar de ter sido uma crença por muito tempo, uma pesquisa feita por uma equipe de Harvard confirmou a informação.

O líder da pesquisa, Roger Beaty, especialista em neurociência cognitiva, afirmou que a atividade do cérebro em pessoas que atuam com o pensamento criativo tem ideias mais originais e demonstram padrão diferente em suas conexões neurais. Isto quer dizer que a mente de uma pessoa que trabalha com criatividade e produção de conteúdo têm, realmente, alguns parafusos a mais, se for exercitado.  

Durante sua pesquisa, ele descobriu, também, que a mente criativa ocorre, sobretudo, no interior de três redes neurais, sendo elas: a rede de modo padrão, a rede de controle executivo e a rede de saliência. Cada uma dessas redes possui uma responsabilidade específica dentro do cérebro. A rede de modo padrão é usada quando o cérebro está gerando ideias e imaginando. Já a de controle executivo é ativada para a tomada de decisões. Por fim, a de saliência é usada para discernir quais ideias são relevantes para facilitar a transição das ideias.

As três redes não funcionam simultaneamente, porém, Beaty afirma que as pessoas criativas são capazes de ativar sistemas cerebrais que tipicamente não funcionam juntos, o que os tornam mais práticos e ágeis na maioria das vezes. Entretanto, o pesquisador também esclareceu o fato de que não existem pessoas que foram selecionadas para trabalhar com o processo criativo pelo seu cérebro. Existem, sim, pessoas com mais facilidade de exercitá-lo. As ideias originais vêm como consequência.

Interessante, não é? Conta aqui pra gente o que você achou dessa informação!

02/07/2018
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!