COMO FUNCIONA O CÉREBRO DE UM BEBÊ

Quando recém nascidos, os bebês são como estrangeiros que acabaram de chegar no país de destino. Mas o seu desenvolvimento é incrivelmente rápido ao longo dos primeiros meses de vida. Pesquisas mostram que os bebês começam a ouvir a voz dos pais ainda no útero. Quando nascem, eles começam a prestar atenção ao seu redor e já desenvolvem a capacidade de se lembrar das coisas, alguns especialistas afirmam que no décimo dia de vida, o bebê já é capaz de lembrar do cheiro da mãe.

Com 1 mês de vida ele memoriza a hora da alimentação, com 4 meses ele pode identificar os pais em meio a um grupo de pessoas, além de reconhecer o próprio nome, e aos 7 meses consegue se lembrar que ao apertar no ursinho, ele canta. Entre os 8 meses e 1 ano de idade, ele passa a entender ordens como, “Não pode” e “Tira a mão”.

Depois dos 2 anos ele é capaz de cumprir determinações em duas etapas, como por exemplo, “Vá até a sala e pegue o seu bico”. Já aos 3 anos de idade ele terá um vocabulário com centenas de palavras, e estima-se que todos os dias o bebê aprenda cerca de 10 novas palavras.

Uma das grandes diferenças entre o cérebro de um bebê e de um adulto, é que enquanto ele dorme seu cérebro permanece inativo, mesmo que ele fique mexendo seu corpo. Já o cérebro de um adulto continua trabalhando mesmo enquanto seu corpo descansa.

É importante estimular o desenvolvimento do bebê, isso se dá através da leitura de histórias que despertem a curiosidade, brincadeiras com a utilização de brinquedos de acordo com a faixa etária, que desafiem e estimulem o exercício mental, além de conversar com ele para promover as primeiras palavras.

11/08/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!