AFINAL, O QUE É O SISTEMA NERVOSO?

Por vezes, ao pesquisar sobre alguma patologia neurológica, nos deparamos com a expressão doença que ataca o sistema nervoso. Mas você sabe exatamente o que é, qual a função e como é formado o sistema nervoso?

Esse sistema é o responsável por captar, interpretar e arquivar os estímulos do ambiente; após isso, sua função é elaborar respostas para essas mensagens externas. Tais reações podem se dar através de movimentos, constatações ou sensações. Nos seres humanos, o sistema nervoso é dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

O central é composto por encéfalo e medula espinhal (ambos revestidos por três membranas chamadas meninges). O encéfalo, situado na caixa craniana, compreende o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico. A medula espinhal, por sua vez, caracteriza-se por ser um tipo de cordão de tecido nervoso localizado na coluna vertebral. Ela é a responsável pela condução dos impulsos nervosos e pela coordenação dos reflexos (atos involuntários). Ao sistema nervoso central deve-se, por exemplo, a inteligência, memória e equilíbrio - entre diversas outras funções.

Já o periférico é formado pelos nervos cranianos e raquidianos. Tais nervos, originados no encéfalo e na medula espinhal, conectam o sistema nervoso central ao restante de nosso corpo. Os cranianos transmitem mensagens sensoriais ou motoras. E os raquidianos, formados por neurônios sensoriais ou motores, recebem estímulos do ambiente ou levam impulsos para os músculos ou glándulas.]

Quer saber mais ou consultar com um de nossos neurologistas? Basta entrar em contato conosco!

22/05/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!