7 DOENÇAS NEUROLÓGICAS MAIS COMUNS ENTRE OS BRASILEIROS

A neurologia é uma das especialidades mais complexas da medicina. Esta área possui ligação com outras inúmeras especialidades, como a psiquiatria, endocrinologia, otorrinolaringologia, cardiologia, reumatologia entre outras. Separamos as 7 principais doenças que levam o paciente a procurar o neurologista:

1- Doença de Alzheimer: Comum na terceira idade, esta doença é caracterizada pela perda progressiva da memória e outras funções importantes do cérebro.

2- Mal de Parkinson: Outra doença comum em idosos, é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, causando tremores principalmente nas mãos.

3- Enxaqueca: As dores de cabeça fazem parte da vida de muita gente, mas a enxaqueca é um tipo específico de cefaleia caracterizada por dor pulsante em um lado da cabeça, presença de enjoo e, às vezes, vômito, incômodo na visão de acordo com a luz, e incômodo de acordo com o barulho.

4- Acidente Vascular Cerebral: Afeta na maioria das vezes, pessoas com mais de 40 anos. Quem sofre com o AVC deve ser levado imediatamente para o hospital. Os sintomas desta doença incluem dificuldade para andar, falar e compreender, perda parcial da memória, e e alguns casos, paralisia ou dormência da face, braço ou perna.

5- Epilepsia: É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.

6- Esclerose Múltipla: É um distúrbio na comunicação entre o cérebro e o corpo causado por lesões nos nervos. Os sintomas são perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora.

7- Transtorno do Déficit de Atenção: O TDAH começa já na infância e pode persistir na fase adulta. Os sintomas apresentam baixa autoestima, falta de atenção que pode causar dificuldade na escola ou no trabalho e hiperatividade.

21/08/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!