5 SINTOMAS DA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

Com a repercussão do "jogo da baleia azul” e do seriado "13 Reasons Why", entrou em voga o tema suicídio na adolescência. Último ato e medida desesperada, a tentativa de tirar a própria vida é um sério sinal de que algo não vai bem. E o maior motivo de desordens mentais entre jovens é a depressão.

Segundo dados divulgados pela da Organização Mundial da Saúde, em 2014, essa patologia é a principal causa de doenças entre jovens dos 10 aos 19 anos de idade e o suicídio é uma das três maiores causas de morte nessa mesma faixa etária. A depressão ainda permanece como uma doença de difícil diagnóstico nessa idade, pois alguns de seus sintomas são tomados como características típicas da adolescência. Isolamento, rebeldia, irritabilidade, melancolia... traços fáceis de serem encontrados na maioria dos jovens, porém caso sejam demonstrados de forma exacerbada, devem ser motivo de alerta para os pais ou responsáveis.

Listamos abaixo cinco sintomas da depressão na adolescência:

Apatia

Muitas vezes confundida com preguiça, a apatia é um déficit de motivação. A perda de interesse e o cansaço em demasia também são sinais da doença;

Isolamento social

Caso o adolescente comece a repelir amigos e familiares, é hora de acender a luz vermelha;

Alterações no sono/apetite

Insônia ou falta de sono, perda da fome ou apetite exagerado - fique atento a mudanças bruscas no comportamento;

Automutilação

O comportamento autodestrutivo, como cortes ou queimaduras pelo corpo, é considerado um dos últimos estágios do sofrimento. Suportar a dor física, nesses casos, é mais simples do suportar a emocional;

Uso de drogas

Descontar a depressão e falta de vontade de viver em substância ilícitas (ou lícitas, como o álcool) é um ato comum entre depressivos também.

O acompanhamento de um profissional é fundamental para vencer essa doença. Quanto mais cedo o adolescente iniciar o tratamento, mais chances eles terá de recuperar-se completamente.

Referências:

O Globo

Uol

25/04/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!