5 PASSOS PARA PREVENIR DOENÇA EM IDOSOS

Todos nós sabemos que, com o avanço da idade, aparecem alguns problemas e doenças comuns nesta fase da vida, tais como, falta de equilíbrio, dificuldades na visão e audição, diabetes, AVC, infarto, câncer de próstata, entre outros. Por isso, é muito importante cuidar da saúde desde cedo, para evitar problemas futuros.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a prevenção de doenças é dividida em 3 níveis:

1- Prevenção primária: tem o intuito de remover causas e fatores de risco antes que a doença apareça. As medidas se dão com exercícios físicos e a vacinação.

2- Prevenção secundária: tem como objetivo diagnosticar um problema de saúde ainda em estágio inicial, possibilitando o tratamento para reduzir o risco de consequências graves. Nesta fase são realizados os exames específicos necessários.

3- Prevenção terciária: foco na redução de prejuízos funcionais causados por conta de uma doença aguda ou crônica. Nesta etapa inclui-se a reabilitação.

Para não chegar na segunda e terceira fase, existem 5 passos importantes que devem ser seguidos, para prevenir estes problemas que atrapalham a qualidade de vida na terceira idade. São eles:

1- Ter hábitos alimentares saudáveis, com uma alimentação balanceada, com o auxílio de uma nutricionista, para evitar problemas como diabetes e colesterol.

2- Praticar atividades físicas regularmente, com a ajuda de um profissional qualificado para atender idosos.

3- Ir ao médico e realizar exames preventivos periodicamente.

4- Manter o convívio social, com a família e amigos que lhe fazem bem.

5- Manter a mente sempre ativa com atividades que estimulem criatividade e pensamento, como artesanato, por exemplo.

26/08/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!