5 MOTIVOS QUE PODEM LEVAR UMA CRIANÇA A TER DOR DE CABEÇA

Dor de cabeça, enxaqueca, estes sintomas são muito comuns na vida das pessoas, ainda mais nos dias de hoje, em que estamos repletos de atividades e pressões para realizá-las, que causam estresse, e consequentemente a famosa dorzinha de cabeça. Mas saiba que crianças também podem ter dor de cabeça, e esse problema não deve ser deixado de lado, ou tratado como uma “frescura”.

Para saber qual a intensidade da dor de cabeça da criança, você pode observar se há mudança em sua rotina. Em bebês e crianças menores, que não conseguem se expressar, é importante analisar se eles param de brincar, choram, ou mudam de comportamento. A dor de cabeça em crianças pode ser causada por vários motivos, confira as 5 causas mais comuns:

1- Pular refeições: Quando a criança não se alimenta por um longo período, o seu índice de açúcar no sangue diminui, como o cérebro precisa do oxigênio da glicose para funcionar, haverá alteração no metabolismo e assim virá a dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça, é importante ingerir pequenas porções saudáveis de alimento de 3 em 3 horas.

2- Dormir pouco: Quando uma criança não descansa o suficiente, a fadiga cerebral pode gerar uma dor de cabeça. Por isso, é tão importante estabelecer uma rotina de sono, definindo um horário para dormir e também para acordar.

3- Problemas de visão: Seu filho força os olhos para enxergar e se queixa de dor de cabeça, ele pode estar com problemas na visão. Os músculos que movimentam os olhos estão no osso da cabeça e, se são muito exigidos, podem gerar um desconforto. É importante verificar se é necessário o uso de óculos.

4- Altas temperaturas: Nos dias mais quentes, ou quando a criança faz algum exercício físico intenso, é comum que ela tenha dor de cabeça. Com o calor, os vasos sanguíneos se dilatam. Além disso, a contração muscular na região cervical e a fadiga podem ser as responsáveis pelo incômodo. É importante se manter hidratado no verão.

5- Tensão: É importante observar o aspecto emocional da criança. Se ela estiver passando por alguma situação que cause estresse, seja na escola, ou na família, por exemplo, a contratura muscular pode trazer a temida dor de cabeça.

Se o seu filho tem algum desses sintomas e reclama de dor de cabeça, é importante levá-lo a um neurologista infantil para que seja feito o diagnóstico e o tratamento correto. Assim, a criança poderá voltar a sua rotina normal, sem que as dores atrapalhem o seu dia a dia.

30/11/2017
09:00

AGENDE UMA CONSULTA

!
!
!
!